Novo jogo da série FIFA está no topo da cadeia alimentar

Matéria extraída do blog GoLuck
(http://goluck.wordpress.com/)
por Lucas Patricio

Bola na rede é gol, e quem acaba de marcar um golaço de placa é FIFA 09, que entra em campo com uma atualização que finalmente se mostra superior ao adversário Pro Evolution Soccer.

FIFA 09 é melhor que PES. Isso é fato. Pode ser difícil de admitir – e alguns tietes podem até reclamar – mas não há mais como esconder o contraste de qualidade entre essas séries. Quem é fã de PES, vai dizer que prefere jogar sua série à FIFA. Mas se deixarmos as questão de gosto de lado, é impossível não admitir que FIFA finalmente chegou ao topo da cadeia alimentar.

Com dezenas de melhorias na jogabilidade, esta edição de FIFA é marcada pela fluidez dos movimentos dos jogadores e da resposta melhorada aos comandos – algo muito criticado em FIFA 08.

Dentro de campo tudo é mais fácil e agradável. O passe de bola é simples e funcional. A movimentação e física da bola e dos jogadores receberam melhorias que diminuem muito a aleatoriedade de algumas jogadas, como esbarrões desproporcionais.

Fora dos gramados, a grande novidade é o Adidas Live Season, um sistema que atualiza automaticamente os plantéis das principais ligas do mundo de acordo com o desempenho real dos jogadores. Tudo bem que isso é um serviço pago a parte, mas mesmo assim, é uma inovação extraordinária. Se Ronaldinho voltar a jogar bem na rodada do fim de semana do campeonato Italiano, você verá os atributos dele melhorarem no jogo.

O modo Be a Pro foi aprimorado, e agora é possível jogar com um jogador apenas durante uma temporada inteira, ganhando pontos e notas pelo seu desempenho dentro de campo.

O modo online está ainda mais completo, e partidas de dez contra dez são realmente funcionais, sem os temidos lags, que ocorrem com freqüência no jogo concorrente, mesmo que em partidas entre apenas dois jogadores.

FIFA 09

Os visuais estão muito bem feitos, mas não mudaram muito em relação à edição do ano passado. A modelagem dos jogadores ainda está bem artificial, e alguns parecem feitos de plástico. Nesse quesito, PES ainda dá de goleada.
Mas no final da partida, FIFA 09 se mostrou completo, robusto e divertido. Os pequenos defeitos e a complexidade dos menus podem ser superados após alguns minutos de jogo, e serão recompensados pela ótima jogabilidade, trilha sonora e variedade quase infinita de clubes e modos de jogo.

NOS PORTÁTEIS

No Nintendo DS, FIFA 09 ganha praticamente por W.O., já que PES simplesmente inexiste no portátil, tamanha a falta de competência da série. FIFA 08 já havia adicionado uma taxa de frames muito decente e visuais bacanas, e essa versão simplesmente atualizou alguns detalhes.

É difícil se esperar mais do hardware do DS, que está claramente em seu limite em FIFA 09. Talvez alguns mini-games ou modos mais simples dessem um tom de novidade, que foi o que realmente faltou para tornar essa atualização recomendável.

Já no PSP, FIFA ainda precisa aprender muito. Mesmo com visuais bonitos e vários modos de jogo, a jogabilidade ainda está estranha, com personagens com uma movimentação completamente irreal, parecendo que são feitos com três frames de animação.

A vitória da série já foi declarada nos consoles e no PC, ano que vem o objetivo da EA será manter a primeira colocação nesse disputado campeonato virtual que vale milhões de dólares reais.

E você? Concorda com o Lucas? Discorda? Prefere FIFA ou PES? Dê a sua opinião!

Voltar ao topo