Novela Esperança x Integralismo

Manifesto meu veemente protesto, na qualidade de Integralista por formação espiritual, moral e cívica, contra as injurias contidas na novela Esperança da Rede Globo.

Faço-o pensando interpretar o sentimento de Dignidade Nacional, que não permitiria a extraordinária expansão do Integralismo, se não fosse autentica a sua pregação Humanista Integral Cristã, e, como tal, de absoluto respeito à dignidade da pessoa humana.

Registro por oportuno, o assassínio de sete mártires integralistas, covardemente, em oportunidades de manifestações e descrevo o primeiro, de Caetano Spinelli, desfilando na Praça da Se em São Paulo ao lado de Plínio Salgado; e ainda a dinamitação de um trem lotado de participantes da última concentração no Rio de Janeiro, em 1937 que resultou em grande número de feridos.

Quanto à propalada comparação do integralismo com métodos barbárie, sejam quais forem, é bom lembrar que, na época, a saudação nazista exaltava o seu ditador com a expressão “Heil Hitler”; o fascista com “Viva el Duce”; os comunistas, até hoje se pronunciam de punho serrado; enquanto os integralistas se expressam com a palavra “Anaue” do Tupi Guarani que se traduz numa expressão fraterna de acolhimento.

Contestem se possível, eticamente a “Historia Secreta do Brasil”, “Os Protocolos dos Sábios de Sião” ou qualquer outra obra do historiador Gustavo Barroso.

Discordem se assim entenderem da filosofia de Plínio Salgado expressa nas atividades de toda sua vida e por dezenas de obras literárias do Brasil, e em Portugal ? como exilado da Ditadura Vargas – com projeção mundial.

Mas respeitem a historia e os integralistas ou provem que como tais, tenham praticado atos justificativos das barbáries apresentadas na novela.

Respeitosamente.

Osmar Pedrollo ? Bancário aposentado
Residente na Rua Comandante Costa, 1943 ap. 2122.
CEP 78043-760 ? Cuiabá ? MT
E-mail Osmarpedrollo@terra.com.br
Fones: 54 3211916 em transito
65 321098 Cuiabá

Voltar ao topo