Nove milhões foram vacinados contra paralisia infantil, diz prévia do Ministério

Brasília ? O Ministério da Saúde divulgou hoje (12) dados preliminares colhidos nas secretarias estaduais de saúde a respeito da campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil (poliomielite), realizada no sábado (10), em todo o país. O balanço final deve sair em 30 dias.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Luiza Marilac, até o momento, nove milhões de crianças com até cinco anos de idade receberam a primeira dose da vacina. O número equivale a 55% da meta estipulada pelo ministério, de imunizar 17 milhões de crianças com até cinco anos.

"Não queremos que casos de poliomielite voltem a acontecer no país. Precisamos assegurar a manutenção da erradicação da doença. A última ocorrência de paralisia infantil aconteceu em 1979, na Paraíba", diz.

A ocorrência de chuvas fortes em alguns estados brasileiros dificultou o acesso da população aos postos de saúde. Por esse motivo, as vacinas ainda podem ser encontradas em qualquer centro de saúde por período indeterminado.

A segunda etapa de vacinação contra a paralisia infantil ocorre no dia 26 de agosto. Na ocasião, todas as crianças com até 5 anos devem tomar a segunda dose da vacina. Os pais de crianças recém-nascidas devem se lembrar que a vacina é obrigatória no segundo, no quarto e no sexto mês de vida do bebê.

Voltar ao topo