Brasília – A partir de segunda-feira (16) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa uma nova contagem da população nos municípios com até 170 mil habitantes. A contagem abrange 5.435 dos 5.564 municípios brasileiros. Pela primeira vez, o processo será todo informatizado.

continua após a publicidade

No lugar dos questionários de papel, os cerca de 70 mil recenseadores vão usar um computador de mão. Essa inovação permitirá a transmissão de dados ainda durante a apuração, com isso, o resultado final será conhecido em menos tempo. A previsão é que os dados preliminares sejam divulgados em final de agosto e a conclusão do censo, no final do ano.

Os dados da contagem da população vão atualizar o último censo demográfico realizado em 2000. O censo ocorre apenas em anos terminados em zero, como 2000 e 2010. Nesse intervalo é realizada a contagem que tem perguntas mais simples e menor abrangência.

Marco Antônio dos Santos, da gerência técnica do censo demográfico do IBGE, lembra que os números obtidos com a contagem são usados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para a distribuir os recursos do Fundo de Participação dos Municípios.

continua após a publicidade

?Esses resultados acabam por interferir na vida dos municípios, na media em que os recursos que eles recebem do fundo têm por base esses totais de população que o IBGE estima?.

Paralelamente à contagem da população, é realizado o censo agropecuário em todos os 5,7 milhões de estabelecimentos agropecuários do país. O último censo na área foi em 1996. A expectativa do IBGE é que o levantamento revele as "profundas transformações" ocorridas no campo nos últimos anos. O resultado deve ser divulgados em 2008.

continua após a publicidade

Santos informa que serão feitas campanhas de mídia nos municípios que receberão a contagem e o censo para informar a população sobre a visita dos recenseadores.

Além disso, os recenseadores usarão crachás de identificação e coletes do IBGE. Quem ficar em dúvida na hora de receber o funcionário, pode fazer uma ligação gratuita para o número que está estampado nos coletes dessas pessoas.

Os moradores podem pedir também que eles apresentem o documento de identidade para confirmar os dados do crachá. Os recenseadores foram selecionados em concurso e receberam treinamento.