No último dia do ano, 22 vôos atrasados e nove cancelados

Dos 582 vôos previstos para o período de 0h às 16 horas do último dia de 2006, os aeroportos brasileiros registraram 22 atrasos e nove cancelamentos, que estão, inclusive, proibidos de ocorrer. A informação é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), conforme relatório parcial divulgado nesta tarde.

Do total de vôos cancelados neste domingo (31), seis partiriam de Porto Alegre (todos da Gol); um, de Belém (TAM); um, de Brasília (Gol); e um, de Salvador (OceanAir). O número de cancelamentos neste domingo é idêntico ao de ontem, com a diferença de que, no sábado, havia previsão de mais vôos: 1.037 no total. Ontem, no entanto, o número de atrasos foi maior: 73.

Em relação aos vôos com atraso de mais de uma hora neste domingo o relatório parcial da Anac informa que sete partiriam de Guarulhos; cinco, do Rio de Janeiro; quatro, do Aeroporto de Congonhas; dois, de Salvador; além de outros quatro em Belém, Fortaleza, Recife e Manaus.

A Anac informa em seu site que as medidas tomadas pela Agência recentemente são a causa da volta à normalidade nos aeroportos do País nos últimos dias, após um período conturbado para o setor. Além da proibição do cancelamento de vôos, a Anac tenta impedir a prática do overbooking, quando as companhias aéreas vendem ou reservam mais passagens do que o número de assentos disponíveis nas aeronaves.

Voltar ao topo