Em novo discurso, desta vez mais breve, o papa Bento XVI agradeceu a "calorosa" recepção dos brasileiros, do balcão do Mosteiro de São Bento, na região central da capital paulista. "Obrigado por terem me aguardado", disse. O papa foi recebido ao som dos sinos do Mosteiro, que tocaram por volta das 18 horas, justamente quando Bento XVI chegou à sacada para cumprimentar o público com vários acenos lentos, se preparando rapidamente para fazer uma saudação, um breve discurso,encerrado com uma bênção ao povo.

continua após a publicidade

Bento XVI afirmou, ainda, que durante sua estadia os dias "para todos vocês e para a Igreja estarão cheios de emoções e de alegrias". "É uma Igreja em festa!", declarou, ressaltando ser esta sua primeira viagem pastoral ao Brasil e à América Latina.

Ele destacou também a canonização do Frei Galvão, que acontecerá sexta-feira durante a missa no Campo de Marte, e a abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, agendado para este domingo, em Aparecida. "Conto com vocês e com suas orações", finalizou.

Confira o discurso do papa Bento XVI, no Mosteiro São Bento:

continua após a publicidade

"Queridos amigos!

Esta acolhida tão calorosa comove o Papa! Obrigado, por terem querido aguardar-me. Estes dias para todos vocês e para a Igreja estarão cheios de emoções e de alegrias.

continua após a publicidade

É uma Igreja em Festa! De todos os cantos do mundo estão rezando pelos frutos desta viagem, a primeira Viagem Pastoral ao Brasil e à América Latina que a Providência me permite realizar como Sucessor de Pedro.

A Canonização do Frei Galvão e a Inauguração da Quinta Conferência Geral do Episcopado latino-americano e Caribenho serão marcos históricos para a Igreja. Conto com vocês e com suas orações!