Natal em Curitiba terá Paulo Autran e coral com 160 crianças carentes

O ator Paulo Autran será o Senhor da Paz na encenação que o Banco HSBC promove este ano tendo como cenário o Palácio Avenida, no centro de Curitiba. Autran estará acompanhado por 160 crianças carentes, atendidas por lares da cidades, e que formam um coral infantil, responsável pela interpretação de 13 músicas durante os 55 minutos que durarão o espetáculo. A estréia será na sexta-feira, com oito apresentações até o dia 18, sempre às 21 horas das quartas, sextas e sábados.

Autran diz que já tinha visto pela televisão e por fotos o espetáculo natalino que começou há 14 anos, ainda com o antigo Bamerindus. "Sempre quis participar da festa aqui", acentuou. "Estou sinceramente feliz e empolgado. Depois de mais de cinco décadas de palco, é a primeira vez que participo de uma encenação natalina contracenando com tantas crianças." Mas ele rejeita a denominação de protagonista. "Venho para conversar com as crianças, dialogo com elas o tempo todo." Em frente ao prédio foi montado um espaço cênico.

De acordo com o diretor-geral do evento, Leonardo Kehdi, o tema "Um Canto de Paz" foi escolhido já em 2000, na Declaração dos Desejos da Criança. Os três primeiros desejos foram natureza brincadeiras e amor.

O número de crianças foi ampliado de 140 para 160, todas em idades que variam de 7 a 13 anos. A figura do Papai Noel foi substituída no alto do edifício por imagens de pombas e uma grande árvore de Natal. Várias crianças que já participaram do coral e que saíram em razão da mudança na voz foram convidadas para enfeitar as vitrines do Palácio Avenida com fotos. Elas participaram de oficinas e saíram pela cidade colocando nas imagens suas visões de paz.

A mensagem das encenações é expressa por Paulo Autran: "A paz começa dentro de cada um de nós". Do repertório, oito canções são novas, entre elas o "Rap da Paz", composto pelo DJ Thaíde especialmente para o Natal do HSBC.

Para a montagem e divulgação do espetáculo o HSBC está investindo R$ 6 milhões. De acordo com o diretor de Marketing do banco, Glen Valente, pela primeira vez haverá uma campanha nacional, utilizando sete segundos do horário nobre da televisão a partir de amanhã (01). "O Natal do Brasil começa em Curitiba" será o mote da campanha. No ano passado cada apresentação foi assistida por cerca de 10 mil a 15 mil pessoas.

O Natal de Curitiba também terá um presépio de areia, que está chamando a atenção de quem passa pela Praça Tiradentes, no centro da cidade. As figuras gigantes estão sendo feitas pelo artista plástico Vilmar Rodrigues Galvão em frente à catedral metropolitana. Mas não ficará restrito a esse local. No início da Rua 15 de Novembro e nas praças Zacarias e Rui Barbosa será possível ver, igualmente em estátuas de areia, cada um dos Reis Magos fazendo sua caminhada até se juntarem no calçadão da Rua 15 e, logo depois, no presépio.

Voltar ao topo