Nasa insiste no lançamento do Discovery

A Nasa caminha para uma nova tentativa de lançar o ônibus espacial Discovery durante a noite, neste sábado, 9, mas o mau tempo poderá manter a nave presa à torre de lançamento, novamente. Mas, ao mesmo tempo em que as equipes técnicas completavam os preparativos ao longo desta madrugada, a agência espacial decidiu adira por seis horas uma importante etapa do processo – a remoção dos andaimes de proteção que cercam o ônibus.

Esse atraso, por si só, não deverá ser suficiente para impedir o lançamento às 23h47 desde sábado (hora de Brasília), até agora o horário oficial previsto, de acordo com o porta-voz Bruce Buckingham.

Embora a meteorologia só preveja uma chance de 30% de condições favoráveis para a decolagem, por conta dos ventos fortes, garoa e nuvens baixas, técnicos, na sexta-feira, abasteceram as células de combustível da nave.

Administradores da Nasa realizarão uma reunião nesta manhã para decidir se prosseguem com os preparativos para o lançamento ainda nesta noite, ou adiar para domingo. Cada adiamento custa US$ 500 mil. Se a decisão for por seguir adiante, o tanque externo de combustível será abastecido.

Voltar ao topo