Não só fumantes são vítimas dos males causados pelo fumo

O diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (Inca), José Gomes Temporão, disse hoje, no Rio, que não apenas os fumantes são vítimas dos males causados pelo fumo. “A indústria do tabaco compromete gravemente a saúde dos agricultores. São pequenos agricultores que normalmente utilizam seus filhos no trabalho de plantio e de colheita, o que é inadequado, Usam agrotóxicos de maneira intensiva, mas já existem experiências bem sucedidas de substituição por outro tipo de lavoura com sucesso. Isso faz parte inclusive da nossa estratégia”, afirmou.

Segundo ele, na convenção-quadro que fixa padrões internacionais para o controle do tabaco, não existe nada de imposição ou de proibição, mas que o Estado assuma políticas que dêem um rumo diferenciado para o setor.

Tânia Cavalcanti, da Divisão de Controle de Tabagismo do Inca, admitiu que muitas mulheres começam a fumar para perder peso, fato comum entre modelos. Ela explicou que a nicotina altera o metabolismo e favorece menor peso. “O preço que se paga por esse menor peso não justifica. É melhor ter peso a mais do que correr risco com uma substância que vai lesando o organismo. Cigarro não é remédio para a obesidade”, afirmou. Tânia Cavalcanti disse que há alternativas para o sobrepeso, como programa de exercícios adequados e melhor alimentação.

Voltar ao topo