O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, classificou hoje como "especulações naturais" as notícias publicadas na imprensa sobre a suposta troca de diretores do BC para a próxima gestão de governo. "Não há nada nesse sentido", enfatizou Meirelles, acrescentando que, no momento em que houver definições do presidente da República sobre a composição do governo, "veremos com os diretores quais são os planos de cada um".

continua após a publicidade

Meirelles, ao ser questionado sobre os dados da produção industrial de setembro divulgados hoje pelo IBGE (queda de 1,4% em relação a agosto), disse que "não se deve dar maior atenção a dados pontuais mensais". Segundo ele, o importante é observar a tendência, que, segundo ele, é de crescimento, como mostram por exemplo, os dados mais recentes de demanda agregada da economia.

"As condições estão dadas para um crescimento maior", sublinhou Meirelles. Assim como tem feito nas últimas palestras e entrevistas, o presidente do BC destacou que este maior crescimento esperado não virá através de mais inflação na economia. "É importante que possamos discutir o crescimento, sem que isso signifique comprometer conquistas que já fizemos, como a estabilidade. Não vamos inflacionar a economia", reiterou.

Segundo Meirelles, é necessário que se faça uma distinção da função de cada órgão governamental nesse processo de crescimento mais acelerado. "A função do BC é a de manter a inflação na meta levando a uma queda dos prêmios de risco e a uma redução dos juros de longo prazo no mercado. É preciso que saiamos de vez do dilema do passado entre inflação e crescimento", afirmou. Questionado sobre as demais medidas que estão sendo analisadas no Executivo para que a economia cresça mais, ele disse apenas que existe uma "série importante de medidas" que vai além do Poder Executivo. Ele enfatizou, no entanto, que não cabe ao BC comentar o assunto.

continua após a publicidade