Não será em sua primeira convocação, marcada para terça-feira, 1º de agosto, que o técnico Dunga dará pistas do que pensa sobre o elenco brasileiro que fracassou na Alemanha. O novo comandante da Seleção deverá dar prioridade a atletas que atuam no Brasil para formar seu time no amistoso do dia 16 contra a Noruega, em Oslo – seu primeiro trabalho como treinador profissional. Os ‘estrangeiros’ ainda não estão em forma, uma vez que os campeonatos europeus só começam na segunda quinzena de agosto

continua após a publicidade

Dunga chega para reformular. E vai seguir o apelo popular. Dos 23 atletas chamados por Parreira para a Copa, apenas um pediu o boné, Roberto Carlos. O lateral do Real Madrid disse que não jogará mais na Seleção. Dunga terá de encontrar um substituto. Júnior, do São Paulo, não tem o perfil, embora esteja muito bem com Muricy. Gilberto, com 30 anos, está fora também.

Do elenco que foi para o Mundial, outros quatro terão dificuldades para voltar à equipe: Emerson, Cafu, Ricardinho e Adriano. Do quarteto, apenas Adriano tem vaga garantida, mas não ao lado de Ronaldo. Em seu trabalho como comentarista da BandSports durante a Copa, Dunga disse que ambos não poderiam atuar juntos. E assim será. Com Ronaldo em campo, Adriano será banco. E o atacante do Real Madrid ainda goza de prestígio com o novo treinador do Brasil.

Dunga acha que Ronaldo segue sendo o melhor atacante do País, um perigo para zagueiros e goleiros. A única ressalva é que ele precisa estar em forma. "Ninguém vai jogar com nome apenas. Os jogadores vão se escalar pelo que demonstrarem nos treinos", disse aos jornalistas do Rio.

continua após a publicidade

Um nome em especial faz parte dos planos do novo chefe da Seleção Brasileira: Juninho Pernambucano. O jogador do Lyon chegou a declarar após a derrota do Brasil para a França que abriria mão do seu lugar para novos atletas, começando por ele próprio a reformulação.

Ocorre que Dunga aprecia o talento de Juninho e pode precisar dele em campo muito em breve.

continua após a publicidade

A grande maioria dos escolhidos por Parreira deve seguir com chances na Seleção. A lista vai de Kaká a Ronaldinho Gaúcho, passando pelos zagueiros Juan e Lúcio e chegando aos ‘novatos’ Robinho, Cicinho e Mineiro. O mesmo ocorre com os goleiros Dida e Rogério Ceni. Ambos devem seguir vestindo a camisa do Brasil ainda.

A pergunta é quem será o Dunga da Seleção do Dunga. Aquele volante ‘carrapato’ que, por exemplo, teria colado em Zidane naquela partida com a França? Mineiro, Zé Roberto e Gilberto Silva têm potencial para seguir no grupo. E devem seguir com Dunga.