Na Espanha, Alessandro Zanardi volta a pilotar um F-1

Cinco anos após sofrer um terrível acidente que ocasionou a amputação da suas pernas, o piloto italiano Alessandro Zanardi guiou nesta quinta-feira (23) o modelo C24-B da equipe BMW-Sauber da Fórmula 1. O teste ocorreu no Circuito Ricardo Tormo, em Cheste (próximo a Valência), na Espanha.

Zanardi, que atualmente se locomove com auxílio de muletas e próteses, perdeu os membros inferiores em 2001 durante a etapa alemã da Champ Car, realizada em Lausitzring. Atualmente o piloto tem participado de competições com carros de turismo.

Para poder pilotar hoje o carro, os mecânicos da escuderia da principal categoria do automobilismo mundial adaptaram alavancas posicionadas ao lado do volante para que o italiano pudesse acelerar e frear.

"Estou vivendo sentimentos misturados. Algumas palavras desanimam você, mas é preciso lembrar que eu já vivi dentro de um F-1 e competi com eles no mais alto nível", disse Zanardi antes do teste. Ele competiu na categoria por cinco temporadas – Jordan (1991), Minardi (92), Lotus (93 e 94) e Williams (99).

Voltar ao topo