O prefeito Beto Richa encerrará neste fim de semana o Mutirão da Cidadania da Matriz, esforço concentrado da Prefeitura que, durante sete dias, beneficia a população dos bairros da Regional com obras e serviços. No fim de semana, a praça Mário Vendramel, na Vila Torres, será transformada em um posto avançado da Prefeitura, oferecendo à população atendimento gratuito em diversas áreas e também atividades esportivas, culturais e de lazer.

"No sábado e no domingo, vamos trazer mais benefícios para a comunidade e também comemorar com a população o sucesso de mais um Mutirão da Cidadania", diz Richa. "O mutirão é somente o começo. Por meio dele, nos aproximamos da comunidade e obtemos informações sobre as novas necessidades da população, que continuará a receber atendimento da Prefeitura, com mais obras e serviços."

Com o Mutirão da Cidadania, a Prefeitura investiu, em apenas uma semana, R$ 560 mil em obras nos bairros da Regional Matriz. Este é o nono mutirão, completando o atendimento a todas as regionais administrativas desde junho de 2006. A Prefeitura investiu nos Mutirões da Cidadania mais de R$ 3,5 milhões em obras de pavimentação, calçadas, recuperação de ruas, limpeza, roçada, sinalização e iluminação pública.

"É um programa que transforma a realidade dos bairros, com obras de infra-estrutura e oferta dos mais variados serviços, melhorando a vida de todos que neles vivem", diz o prefeito Beto Richa.

A programação de encerramento do Mutirão da Matriz terá oficinas, shows, brincadeiras, testes de saúde e esportes, com atividades para todas as idades. Haverá também missa com o Padre Reginaldo Manzotti, no sábado. Para o domingo, estão agendados a apresentação do Coral Jovem Curitiba, uma palestra do pastor Celso Knoener e um show da banda Blindagem no encerramento.

As equipes da Secretaria Municipal da Saúde farão testes de diabetes, colesterol e verificação de pressão arterial; avaliação e orientação para atividade física, nutrição e postura; e orientações sobre prevenção à dengue. Saúde ambiental e reciclagem de lixo também fazem parte das atividades educativas, com participação da Secretaria do Meio Ambiente.

A Fundação Cultural e a Secretaria do Esporte e Lazer levarão shows musicais, teatro de fantoches e jogos. A Secretaria de Finanças terá uma equipe para tirar dúvidas da população sobre impostos municipais.

Durante a semana, a Prefeitura deslocou 91 máquinas e 250 funcionários da Secretaria de Obras para a Regional Matriz. As equipes trabalharam principalmente na melhoria da malha viária – pavimentação, recuperação de pavimento, implantação de calçadas, limpeza de rios e roçada.

Programação do Mutirão da Cidadania da Matriz
Sábado (14) e domingo (15), das 9h às 17h
Praça Mário Vendramel – Vila Torres (em frente ao Colégio Nossa Senhora Esperança)

Serviços
Corte de cabelo, doação de mudas, orientação jurídica (pensão alimentícia, divórcio, ação trabalhista, investigação de paternidade), orientação previdenciária, encaminhamento para certidões de nascimento, informações sobre casa própria e regularização de terrenos da Cohab e construções urbanas, feira de artesanato, feira gastronômica, orientações sobre o cadastramento no Armazém da Família.

Cultura, esporte e lazer:

Brinquedos infláveis, jogos gigantes, tênis de mesa, cama elástica, oficinas de origami e brinquedos, pintura no rosto, teatro de fantoches, apresentação de dança, apresentações musicais, apresentação de mágica.

Saúde:

Testes de diabetes, colesterol e verificação de pressão arterial, avaliação e orientação para atividade física, avaliação e orientação nutricional, orientação sobre saúde bucal – ônibus do Cárie Zero, orientação para adolescentes – ônibus do Adolescente Saudável.

Educação e Meio Ambiente:

Atividades educativas com temas variados: dengue e saúde ambiental, separação e reciclagem de lixo, segurança no trânsito, jogos de lego e xadrez.