Museu Paranaense promove atividades culturais para idosos

Personalidades da Época de Ouro do rádio e do teatro paranaense participam, nesta quinta-feira, do projeto “Vivências culturais na melhor idade”, a partir das 14h., no Museu Paranaense. Entre os participantes estão a atriz Lala Schneider, a locutora de rádio Irene Morais, Araci Pedroso (atriz que participou da telenovela Direito de Nascer), Zé Pequeno (músico), Felix Miranda (locutor de rádio), Claudete Rufino (cantora lírica da PRB-2), Enéas Passos (cantor e músico) e Irene Aguiar (cantora de rádio). O projeto será realizado todas as quintas-feiras até 2 de dezembro.

De acordo com a diretora do Museu Paranaense, Eliana Moro Réboli, as estatísticas apontam que aproximadamente 30 milhões de idosos habitarão o país em 2005. “Dentro dessa perspectiva e com o objetivo de valorizar o idoso e promover ações que permitam sua inclusão na sociedade, o projeto Vivências culturais na melhor idade desenvolverá uma série de atividades”, disse. “As dificuldades enfrentadas pelos idosos também muito se deve à condição de inativos em que se encontram nessa fase da vida”, completou Eliana.

Além da aposentadoria, que coloca os idosos diante de uma mudança radical no estilo de vida, a própria inatividade de seu dia-a-dia contribui para a estagnação física, mental, emocional e social. “É necessário que se desenvolva, portanto, a idéia de que ser aposentado não é sinônimo de inutilidade e que novas perspectivas de trabalho e aprendizado podem surgir”, defendeu Eliana.

As atividades compreenderão palestras, apresentações artísticas, projeção de filmes culturais, visitas a museus, atividades de pintura e de sensibilização corporal, além de debates, nos quais os participantes poderão repassar suas experiências pessoais e profissionais a grupos de estudantes.

Voltar ao topo