Museu Paranaense abre concurso para Ex-Libris comemorativo

O Museu Paranaense, da Secretaria de Estado da Cultura, está com as inscrições abertas para o Concurso de Ex-Libris, que tem como objetivo criar uma marca que identifique os 130 Anos de sua fundação. O concurso é aberto a todos os profissionais das artes visuais do Paraná. Os interessados, maiores de 18 anos, podem se inscrever até o dia 25 de setembro no próprio museu.

Os artistas devem apresentar um trabalho, na modalidade artística em que atuam, no formato 15 x 18 cm, em papel 120 a 150gr (A5). A obra deverá ser executada tendo em vista a utilização da imagem no acervo bibliográfico do Museu Paranaense. O melhor Ex-Libris escolhido pela Comissão receberá um prêmio de R$ 2.000,00.

O Ex-Libris é uma marca utilizada para indicar a propriedade de um livro. É uma etiqueta que pode ser representada em forma de carimbo, relevo ou marca d?água, identificando no livro o seu proprietário ou a biblioteca da qual compõe o acervo. É uma marca de posse.

Essa marca surgiu com a invenção da imprensa e o desenvolvimento das artes gráficas no século XIX, como um fator de prestígio de instituições e intelectuais da época. No Brasil, os mais antigos são de origem portuguesa. Já no Paraná, surge no final do século XIX entre os intelectuais e personalidades de destaque na vida social e política, como Barros Júnior, Nivaldo Braga, Romário Martins, David Carneiro, Ildefonso Serro Azul.

No seu desenho consta, além da palavra ?ex-libris?, o nome da propriedade e elementos históricos, humanos, bibliográficos e arquitetônicos que traduzem características dessa propriedade.

Muitos artistas dedicaram seus desenhos a essa atividade: Oswaldo Teixeira, Carlos Oswald, Alberto Lima, Antonio Pain Vieira, W. Lewandoski, Romulo Alves, Otto Sachs; e na atualidade, Nilson Sampaio, Nelson Polak, Denise Roman e Malu Scheleder.

Importantes instituições brasileiras, como bibliotecas e museus, ainda mantêm essa tradição que dignifica os acervos bibliográficos que detêm.

O Museu Paranaense, criado em 1876, possui um acervo bibliográfico com aproximadamente 25 mil peças, entre as quais há um relevante número de publicações de séculos passados que se constituem em importantes registros da nossa história.

Serviço:

Concurso de Ex-Libris dos 130 anos do Museu Paranaense
Inscrição: até dia 25 de setembro de 2006, às 18 horas.
Divulgação do resultado: 27 de setembro após 14 horas.
Entrega do prêmio e abertura da Sala Especial: 28 de setembro às 18h30.
Endereço do museu: Rua Kellers, 289 ? Alto São Francisco
Horário: das 10h às 12h e das 14h às 18h horas.
Telefone: (41) 3304-3300 Fax: (41) 3304-3317 e-mail: museupr@pr.gov.br e site www.pr.gov.br/museupr

Voltar ao topo