Museu Alfredo Andersen reúne variedade artística no projeto ARTem 5

O Museu Alfredo Andersen abre, nesta quarta-feira, às 19h, as obras do projeto ARTem 5, dos artistas Alfi Vivern, Eduardo Nascimento, Guinski, José Humberto e Sérgio Moura.

Também estarão expostas as obras do acervo do museu e os trabalhos de alguns dos alunos da oficina "Vidro – processo de moldagem", realizada no primeiro semestre deste ano com a orientação de Loire Nissen. A mostra permanecerá aberta até 11 de dezembro.

O projeto ARTem 5 reúne artistas de trajetórias próprias e comuns. Alfi, Eduardo, Guinski, Humberto e Sérgio são amigos de longa data. Sempre tiveram múltiplos interesses e de alguma forma engajados em projetos coletivos. O objetivo do projeto ARTem 5 é resgatar um pouco da vivência dos integrantes do grupo, todos profundamente envolvidos, há pelo menos três décadas, com a política cultural e no ensinar e fazer arte no Paraná.

Alfi Vivern

Esculturas com vários materiais como jornal, madeira, arame, ferro, papelão, couro e madeira fazem parte do acervo que será exposto de Alfi Vivern. O artista já mostrou seus trabalhos em vários estados brasileiros, como Santa Catarina, Belo Horizonte e São Paulo, além de alguns países, como no Egito, Argentina, China e Hungria.

Eduardo Nascimento

Com fotografias abstratas realizadas no litoral do Paraná, Eduardo Nascimento se apropria de imagens feitas em barcos e canoas, transformando-as em arte. Uma série de 14 fotos selecionadas, realizadas em Antonina, Guaratuba, Matinhos e Superagüi, estarão expostas na mostra. Nascimento já realizou cinco exposições individuais e dezenas de participações em salões e mostras coletivas desde 1975. Editou o livro fotográfico "Antonina dos Meus Dias" e inúmeras séries de cartões postais.

Guinski

Os trabalhos de Luiz Antonio Guinski, artista plástico e designer, enfocam a figura humana em desenhos e pinturas em grande formato. Para realizar as obras, Guinski toma como referencial o caos da vida contemporânea, sempre de forma figurativa.

Já participou de várias exposições coletivas e salões, entre elas a 2° Coletiva da Associação dos Artistas Plásticos do Paraná, em 1984, ganhando, no mesmo ano, o prêmio da 6° Mostra do Desenho Brasileiro, além de expor individualmente no Solar do Barão e no Museu de Arte Contemporânea, entre outros. Já realizou também o desenho animado PoeBum, em 1976, e ministrou cursos de desenho e experimentação em Antonina e Curitiba.

José Humberto Boguszewski

Curitibano, graduado em Pintura e licenciatura em Desenho, José Humberto Boguszewski utiliza a técnica de impressão digital em suas obras. Os desenhos são feitos no computador e, em seguida, impressos em papel fotográfico, abordando, de forma inovadora, temas variados, como pássaros, peixes, paisagens e a natureza morta.

Sérgio Moura

O vôo é a temática principal dos trabalhos do artista plástico Sérgio Moura. Resultado de sua pesquisa pessoal iniciada há três anos, Moura traz na serigrafia, na pintura e em um objeto instalação a relação da arte com o vôo da criação, da morte, da vida e da liberdade, entre outros.

Serviço:

Museu Alfredo Andersen
Rua Mateus Leme, 336
(41) 3222 8262 / 3323 5139
Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sábado e domingo, das 10h
às 16h
A exposição "ARTem 5", dos artistas Alfi Vivern, Eduardo Nascimento,
Guinski, José Humberto e Sérgio Moura, permanecerá aberta até 11 de
dezembro. A partir do dia 21 de dezembro, às 20h, até o dia 29 de
janeiro, a mostra estará na Estação Rodoviária de Antonina, na Praça
Carlos Cavalcanti, s/n°, em Antonina.

Voltar ao topo