Municípios paranaenses discutem planos diretores e de defesa civil

O trabalho conjunto, a troca de experiências e a participação dos diversos segmentos da sociedade podem orientar na elaboração mais eficaz do plano diretor nos municípios, inclusive os de defesa civil. Este foi o foco da reunião promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Paranacidade e Casa Militar da Governadoria, que reuniu diretores municipais, diretores de operação e coordenadores regionais de defesa civil.

“O incentivo à elaboração dos planos diretores, uma das metas do Governo efetivadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Paranacidade através de financiamentos ou de ajuda técnica aos municípios, quando feitos com recursos próprios, já apresenta os seus frutos”, afirma o superintendente executivo, Luiz Forte Netto.

Sensíveis a esta iniciativa, 67 municípios, com recursos de financiamento, têm planos diretores em licitação ou já iniciaram trabalhos neste sentido. A Secretaria estima que, até final do ano, 33% dos municípios paranaenses tenham plano diretor já elaborados.

Plano Diretor e defesa civil- Como o plano diretor deve ser genérico e abrangente, com um horizonte de 10 anos, é intenção incorporar o tema defesa civil no seu contexto.
“Já temos êxitos no planejamento macro, mas a integração é fundamental”, afirma o coordenador de defesa civil, capitão Maurício Genero, ao convocar os municípios e a sociedade organizada em favor da comunidade. Para tanto, acrescenta, a participação deve ser efetiva e exige uma avaliação permanente. “Além de promover um planejamento ordenado , o plano diretor vem de encontro à preservação do meio ambiente e à qualidade de vida”, afirma

Voltar ao topo