O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou hoje a reformulação de seu gabinete, com a nomeação de um novo ministro do Interior e um porta-voz do governo, após a saída do vice-primeiro-ministro Alfredo Perez Rubalcaba, que acumulava os três cargos. Zapatero disse que o vice-ministro de Interior, Antonio Camacho, foi promovido a titular da pasta. O ministro de Desenvolvimento, José Blanco, assume também como porta-voz do governo.

continua após a publicidade

As nomeações são feitas após Rubalcaba se demitir, na semana passada. Ele planeja se concentrar em sua campanha pelo Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE) para o posto de primeiro-ministro.

As mudanças foram feitas para “manter a estabilidade, enfocar a recuperação econômica e fortalecer o emprego”, disse Zapatero. O premiê anunciou mais cedo neste ano que não buscará a reeleição, nas eleições marcadas para março do ano que vem. A popularidade do primeiro-ministro vem caindo, enquanto a Espanha luta para sair de uma recessão de dois anos, com o desemprego acima dos 20%.

Recentes pesquisas preveem uma vitória folgada do conservador Partido Popular, liderado por Mariano Rajoy. Rubalcaba busca o apoio dos eleitores de esquerda desiludidos com as medidas de austeridade do governo de Zapatero, tomadas para conter um dos maiores déficits orçamentários da Europa.

continua após a publicidade

No sábado, Rubalcaba pediu que os bancos contribuam mais e que os ricos ajudem o país a sair de sua atual crise econômica. Ele disse que pretende retomar taxas sobre grandes lucros, reduzidas no governo de Zapatero. As informações são da Dow Jones.