Yitzhak Shamir é enterrado em Jerusalém após honras de Estado

O ex-primeiro-ministro israelense Yitzhak Shamir, falecido no sábado aos 96 anos, foi enterrado nesta segunda-feira em Jerusalém após um velório com honras de Estado no qual líderes de seu partido e rivais políticos destacaram sua integridade moral e sua visão do interesse de Israel acima de qualquer outra circunstância.

“Trabalhamos juntos durante mais de seis anos. Muitas vezes nossas posições eram opostas, nossa visão da realidade era distinta, mas os dois estávamos convencidos de que éramos fiéis e sinceros israelenses, crentes em nosso destino e amantes de nossa terra”, disse o atual presidente israelense, Shimon Peres.

Peres, que foi primeiro-ministro entre dois períodos de governo de Shamir no cargo nos anos 1980, destacou que sua rivalidade política na época sempre encontrou o denominador comum em “uma profunda crença de que éramos filhos de um mesmo povo”, e ressaltou o papel que teve o falecido na criação do Estado judaico.

Ex-membro da milícia judaica Lehi, agente do Mossad (Inteligência israelense), deputado, ministro e primeiro-ministro, Shamir foi enterrado nesta segunda-feira na “Parcela dos Grandes da Nação”, reservada para os líderes do sionismo e do Estado de Israel.

Participaram do funeral personalidades dos três poderes do Estado, altos comandantes militares, líderes religiosos e de todas as comunidades e minorias, assim como veteranos de guerra e companheiros de armas.

O atual primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, elogiou a “devoção” do falecido pela aspiração do povo judeu a um Estado, sua contribuição à segurança nacional e sua determinação em conseguir que mais de 1 milhão de judeus russos, e também etíopes, retornassem à terra de Israel.

Voltar ao topo