mundo

Xi Jinping se compromete com manutenção do status semiautônomo de Hong Kong

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que este comprometido com a manutenção do status semiautônomo de Hong Kong. A declaração foi dada na primeira visita dele à cidade, em um evento que comemora os 20 anos do fim da colonização britânica no local.

Nós “avaliaremos a extraordinária jornada de Hong Kong nos últimos 20 anos, aprenderemos com experiência coletiva a fim de planejarmos o futuro”, disse Xi nesta quinta-feira, em um discurso no aeroporto de Hong Kong, pouco depois de chegar para um período de três dias no local. Xi também disse que procuraria assegurar a estabilidade do esquema “um país, dois sistemas”, que concede aos cidadãos de Hong Kong mais liberdade e direitos do que os seus homólogos do continente.

A visita de Xi, sua primeira a Hong Kong como presidente da China, vem à medida que Pequim aperta seu controle na província de sete milhões de habitantes. No ano passado, as autoridades do continente tomaram medidas para abrir caminho para a remoção de legisladores que questionaram a autoridade de Pequim da legislatura local. As autoridades da China continental também criticaram os ativistas que dizem estar pressionando a independência de Hong Kong. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo