Xi Jinping é nomeado como o novo líder da China

O Congresso do Partido Comunista da China terminou hoje sem surpresas, com o atual vice-presidente Xi Jinping sendo nomeado como secretário-geral. Ele substitui o presidente Hu Jintao, 69, que se aposenta no fim do ano.

A decisão precede a definição da cúpula do Estado chinês, que deverá ser anunciada amanhã. No país, os altos cargos do partido assumem posições similares na condução do governo, de modo que Xi Jinping deverá ser o novo presidente.

Segundo a agência de notícias Xinhua, o atual vice-presidente e o vice-premiê Li Keqiang foram eleitos pelos 371 membros do Comitê Central do partido, após uma semana de discussões. O resultado já era esperado pelo partido e pelos analistas.

“O Congresso elegeu o novo comitê central do partido e substituiu líderes antigos por outros mais novos”, disse Hu Jintao, na cerimônia de encerramento do Congresso.

Xi Jinping será o segundo presidente escolhido por sucessão direta desde a Revolução Cultural, em 1949. O primeiro foi o próprio Hu Jintao, que em 2002 substituiu Jiang Zemin. Seu premiê será Li Keqiang, escolhido pelo atual chefe de governo, Wen Jiabao.

A expectativa é que o atual vice-presidente assuma o cargo máximo em março. No entanto, ele ainda não terá o controle da Comissão Militar Central, que só será anunciado em 2014. Há ainda a possibilidade de Hu Jintao querer comandar as Forças Armadas, como fez seu antecessor.

Outros membros

O novo Comitê Permanente, a cúpula decisória do PC e do Estado chinês, também será revelado amanhã, mas já há especulações em torno dos nomes que deverão compor o grupo.

O mais cotado é Wang Qishan, uma espécie de guru financeiro, que deverá ser escalado para o comando da central disciplinar, que teve maior relevância após casos de corrupção como o do ex-dirigente de Chongqing, Bo Xilai.

Segundo a agência de notícias Xinhua, outros oito políticos cotados para o Comitê Permanente continuarão no Comitê Central, incluindo Wang. Dentre os mais importantes, estão o economista Zhang Dejiang, o dirigente de Tianjin, Zhang Gaoli e o comandante da Província de Guangdong, Wang Yang.

Além da escolha do Comitê Permanente, todos os 2.270 delegados que compareceram ao Congresso votaram pela mudança do Comitê Central, composto de 271 membros permanentes e 170 alternantes, que não têm direito a voto nas instâncias superiores.

Dentre os membros permanentes, 25 vão compor o chamado Politburo, o núcleo do partido. Os políticos que fazem parte desse grupo geralmente acumulam cargos na administração do Estado, como ministérios e comandos de províncias e cidades.