Milhares de jovens de Israel, dos Estados Unidos e de outros países fizeram uma marcha nesta quinta-feira entre os campos de extermínio de Auschwitz e Birkenau, na Polônia, para homenagear os seis milhões de judeus mortos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Também nesta quinta-feira, funcionários do governo da Polônia e membros da comunidade judaica local se reuniram em Varsóvia para marcar o 69º aniversário da revolta do Gueto de Varsóvia, uma rebelião dos judeus confinados no gueto, com apoio da resistência polonesa, esmagada pela Alemanha nazista em 1943.

continua após a publicidade

Cerca de 10 mil jovens, alguns carregando bandeiras de Israel, fizeram parte da Marcha da Vida até a cidade de Oswiecim, no sul da Polônia, a partir de onde os alemães operaram Auschwitz. O evento, que ocorre a cada ano no Dia de Memória ao Holocausto, envolve a caminhada de três quilômetros entre Auschwitz e Birkenau, onde Hitler mandou executar judeus, ciganos e outros, como prisioneiros de guerra russos, nas câmaras de gás. Estima-se que, dos 6 milhões de judeus mortos entre 1939 e 1945, 1 milhão eram judeus poloneses.

Os campos de extermínio de Auschwitz e Birkenau foram libertados por tropas da União Soviética em janeiro de 1945, quando a guerra chegava perto do fim na Europa e as tropas alemãs se retiravam para oeste.

As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade