Virtual vencedor, Peña Nieto pede à esquerda “respeito” à decisão das urnas

O virtual vencedor das eleições presidenciais mexicanas, Enrique Peña Nieto, pediu nesta segunda-feira ao candidato da esquerda, Andrés Manuel López Obrador, “respeito e civilidade” à decisão tomada neste domingo nas urnas.

“Deveria ter uma atitude de respeito e civilidade que levasse ao reconhecimento da decisão da maioria dos mexicanos”, disse Peña Nieto em um encontro a jornalistas estrangeiros, o primeiro após o pleito deste domingo.

Interrogado sobre a decisão de López Obrador de esperar a “apuração legal” para reconhecer ou não sua vitória, afirmou: “Acredito que todos os partidos devem assumir as atitudes democráticas”.

Em sua primeira mensagem à imprensa após o órgão eleitoral anunciar na noite passada os resultados de uma amostra estatística de milhares de mesas eleitorais, López Obrador não desqualificou o pleito, mas disse que sua postura era esperar pois “a última palavra ainda não está dita”.

A postura do líder esquerdista dista muito da posição que assumiu após as eleições presidenciais de 2006, quando perdeu por uma diferença de 0,56 ponto percentual frente ao conservador Felipe Calderón.

Nunca reconheceu os resultados de 2006 (ainda se declara vencedor da disputa de seis anos atrás), esgotou todos os recursos legais para reivindicar a vitória que dizia ter conseguido e mobilizou seus seguidores para que apoiassem sua reivindicação nas ruas.

O conselheiro presidente do Instituto Federal Eleitoral (IFE), Leonardo Valdés, disse nesta segunda-feira que confia não haver um conflito pós-eleitoral fora dos meios legais no México.

No entanto, o titular do IFE, “árbitro” do pleito mexicano, admitiu que ainda é preciso esperar mais pela contagem dos votos, após afirmar que o processo de qualificação e, em consequência, do resultado final das eleições “é longo”.

Com 93,62% das urnas apuradas até agora, Peña Nieto é o virtual ganhador das eleições do domingo, com 37,96% dos votos.

Em segundo lugar fica o candidato López Obrador, com 31,79% dos votos, seguido pela postulante do governista Ação Nacional (PAN), Josefina Vázquez Mota, com 25,45%.

Na última posição se encontra o aspirante do Partido Nova Aliança (Panal), Gabriel Quadri, com 2,31%.

O resto deles, menos de 3%, corresponde a sufrágios nulos ou por candidatos não registrados, ou a votos em branco. A eleição registrou um índice de participação de 63,1% dos eleitores cadastrados.

Voltar ao topo