Um fim de semana de violência e vandalismo em Bangui deixou ao menos dez mortos na capital da República Centro-Africana, segundo relatos feitos neste domingo por testemunhas e um ativista humanitário. Os episódios de violência incluíram os linchamentos de dois muçulmanos, que são minoria no país, disseram.

continua após a publicidade

Combates entre justiceiros cristãos e muçulmanos tiveram início ontem à noite na região oeste da capital, onde vários prédios foram incendiados, de acordo com as testemunhas.

Um morador de Bangui relatou que o assassino muçulmano de uma mulher cristã foi linchado e queimado, e que seu corpo foi deixado em frente à prefeitura local.

Supostos militantes cristãos mataram outro civil muçulmano e um dos agressores foi morto por um soldado da paz africano, disseram as testemunhas. Outras cinco pessoas foram mortas em circunstâncias indefinidas, acrescentaram.

continua após a publicidade

Peter Bouckaert, do grupo humanitário Human Rights Watch, confirmou os relatos e disse que outro muçulmano foi linchado hoje nas proximidades do mercado central de Bangui.

Ex-colônia francesa, a República Centro-Africana enfrenta uma grave onda de violência desde março do ano passado, quando o grupo rebelde Seleka promoveu um golpe de Estado e instalou Michel Djotodia como primeiro presidente muçulmano do país. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade