Afeganistão

Vinte mil paquistaneses se refugiaram no Afeganistão

Os confrontos entre forças regulares e milícias rebeldes em uma área autônoma tribal do noroeste do Paquistão já forçou mais de 20 mil paquistaneses a buscarem refúgio no Afeganistão, informou nesta segunda-feira (29) o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), em Cabul. Quase 4 mil famílias fugiram da região paquistanesa de Bajur e entraram na província afegã de Kunar, no lado oposto da fronteira, prosseguiu o Acnur por meio de um comunicado.

Bajur situa-se no extremo norte da enorme região tribal autônoma do Paquistão, boa parte da qual é controlada por milícias islâmicas radicais contrárias aos governos instalados em Cabul e Islamabad.

De acordo com as autoridades paquistanesas, a violência entre soldados e rebeldes em Darfur já obrigou cerca de meio milhão de pessoas a deixarem suas casas. A maior parte delas encontrou abrigo com familiares em outras partes do Paquistão, segundo o governo local. Mas cerca de 100 mil vivem atualmente em abrigos provisórios dentro do país.

O Exército paquistanês alega já ter matado mais de mil supostos rebeldes em dois meses de combates em Bajur. As Forças Armadas paquistanesas recusam-se a estimar o número de possíveis mortes entre civis.

“Somente nas últimas duas semanas, mais de 600 famílias paquistanesas entraram no Afeganistão”, informou o Acnur em Cabul. “Apesar de a maioria ter encontrado abrigo junto a familiares e amigos, já há cerca de 200 famílias vivendo ao relento.” A direção do Acnur acredita que a maioria desses refugiados retornará ao Paquistão assim que a violência terminar.