Vice-presidente da Índia é reeleito para o cargo

O político e ex-diplomata indiano Hamid Ansari foi reeleito nesta terça-feira vice-presidente da Índia, após vencer seu rival da oposição em votação do Parlamento, informa a imprensa local.

Ansari, ex-diplomata e acadêmico muçulmano de 75 anos, vai assumir o cargo novamente após colher o apoio das forças governamentais com um total de 490 votos, frente aos 238 que obteve seu rival, o opositor Jaswant Singh, de acordo com a agência indiana “PTI”.

A votação, a cargo dos legisladores nacionais indianos, começou de manhã e se prolongou até as 17h locais.

O cargo de Ansari, embora seja mais cerimonial, implica também a Presidência da Câmara Alta indiana e uma interlocução habitual com os líderes estrangeiros que visitam o país, considerado a maior democracia do mundo.

Enquanto nas eleições presidenciais, realizadas no dia 19 de julho, quase 5.000 legisladores e as diversas assembleias regionais votaram , para a Vice-Presidência apenas os membros das duas câmaras do Parlamento nacional o fizeram.

Ansari é um intelectual bengali de origem aristocrática e maneiras acalmadas, e sua gestão à frente da Vice-Presidência na legislatura passada lhe valeu um apoio renovado da coalizão governamental, liderada pelo Partido do Congresso de Sonia Gandhi.

Em razão de seu cargo, será o principal substituto do novo presidente indiano, o veterano político Pranab Mukherjee, um septuagenário ex-ministro do Partido do Congresso que venceu com comodidade as eleições de julho.

Voltar ao topo