Autoridades venezuelanas investigam o desaparecimento de 28 mineiros no Estado de Bolívar após familiares denunciarem que eles foram mortos em uma disputa sobre um ponto de mineração ilegal na região.

continua após a publicidade

Segundo parentes, uma gangue que tenta tomar controle da produção ilegal assassinou os mineiros, jogou seus corpos em caminhões e os levou para longe dali.

O governador de Bolívar, Francisco Rangel, negou o massacre, afirmando que os relatos policias deram conta de uma troca de tiros, mas que não foram encontrados corpos.

“Mais uma vez, políticos irresponsáveis estão tentando semear o caos no Estado com informações falsas a respeito do caso”, escreveu em seu perfil no Twitter.

continua após a publicidade

Já familiares dos mineiros disseram que testemunharam o ataque e pedem um maior esforço da autoridade local para investigar os casos. Hoje, eles bloquearam uma rodovia que liga a região ao Brasil em protesto.

Segundo Juan Jose Coello, a última vez que falou com seu filho foi na sexta-feira, pouco antes de ele sair para a mina.

continua após a publicidade

“Eu não estou pedindo por justiça. No momento, apenas peço o retorno do corpo de meu filho, para que ele possa ter um enterro cristão”, disse.

Muitas empresas estrangeiras já operaram no passado na região, que é rica em ouro e diamantes, disse Diego Moya-Campos, analista da IHS Global Insight. No entanto, a maioria dos projetos foram cancelados ou descontinuados nos últimos anos. “A área é de difícil acesso por estar no meio da floresta, além de ser dominada por gangues que reduzem a lucratividade dos empreendimentos”, disse. Fonte: Associated Press.