Companhias globais confirmaram que sofreram com ataques cibernéticos significativos nesta terça-feira contra seus sistemas de computação. A gigante dos transportes e energia A.P. Moeller-Maersk, a agência de propaganda WPP Group e a estatal russa do petróleo Rosneft estiveram entre as empresas atingidas.

continua após a publicidade

Não está claro como, ou mesmo se, os ataques estão relacionados, mas eles se disseminaram simultaneamente pela Europa e, em menor medida, pelos Estados Unidos. A Ucrânia confirmou que uma versão de um vírus WannaCry atingiu os sistemas de computadores do governo na terça-feira.

continua após a publicidade

A extensão dos problemas operacionais ainda não estava clara, nas empresas afetadas. A Rosneft disse que o “grande ataque hacker” poderia ter consequências sérias, mas que sua produção de petróleo não havia sido afetada. O site da companhia chegou a ser derrubado nesta terça-feira.

continua após a publicidade

A gigante dinamarquesa Maersk disse que seu sistema de computadores foi derrubado. A companhia controla a Maersk Line, maior operadora global de contêineres em capacidade.

O conglomerado de publicidade WPP, sediado em Londres, afirmou que seus sistemas de tecnologia da informação foram afetados. A companhia disse que avaliava a situação e tomaria as medidas apropriadas. Fonte: Dow Jones Newswires.