Vai a quase 300 o total de mortos por tornados nos EUA

O número de mortos pelos tornados no sul dos Estados Unidos chegou hoje a 297. Os quase 300 mortos representam o pior caso de tornados desde abril de 1974 nos EUA, quando o serviço meteorológico afirmou que 315 pessoas morreram por uma tempestade que varreu 13 Estados no sul e no meio-oeste. Hoje, sobreviventes tentavam garantir o que sobrou de seus pertences.

O presidente Barack Obama planeja passar nesta sexta-feira por partes do Alabama, devastado pela série de tornados e onde vivem dois terços das vítimas. O grande número de mortos surpreende em uma época de radares sofisticados e previsões por satélite mais precisas. Porém as tempestades dessa vez foram muito fortes.

Ontem, pessoas tentavam voltar para suas casas, lidando com a falta de eletricidade e de ajuda, além da pouca segurança. “É uma devastação. Nunca vi isso”, disse o senador Richard Shelby ao visitar a cidade de Tuscaloosa. “Esta é a pior devastação por tornado que eu já vi.”

Obama passará por Tuscaloosa, uma das cidades mais afetadas, para ver os estragos das tempestades. Ele se encontrará com o governador do Alabama, Robert Bentley, e com familiares que estão em abrigos. Ontem, Obama firmou um documento declarando a situação um desastre, permitindo assim a liberação de auxílio federal, o que será feito.

“Nós não podemos controlar quando ou onde a tempestade irá ocorrer, mas podemos controlar como responder a isso”, disse Obama. Segundo ele, todo norte-americano afetado pelo desastre pode estar certo de que o governo federal “fará tudo que nós podemos para ajudar você a se recuperar e ficará ao seu lado enquanto você reconstrói”.

Apenas no Alabama, havia no início desta sexta-feira 210 mortes confirmadas. Foram registradas 33 mortes no Mississippi, 33 no Tennessee, 15 na Geórgia, cinco na Virgínia e uma no Kentucky. Centenas de pessoas ficaram feridas, sendo 800 apenas em Tuscaloosa. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.