Vacinação evita doenças de inverno nos cães

Com a chegada das temperaturas mais baixas é comum o aparecimento de doenças tidas como próprias do inverno, que atingem principalmente a garganta e o aparelho respiratório. Nos cães, os sinais clínicos lembram o resfriado humano, com tosse, espirro, falta de apetite e febre. É a chamada “tosse dos canis” ou “gripe canina”, cientificamente conhecida como traqueobronquite infecciosa canina, que trata-se de uma doença aguda altamente contagiosa que se espalha rapidamente entre os animais. A boa notícia é que no mercado brasileiro existe um produto especialmente desenvolvido para esse problema, o Pneumodog, da Merial, do segmento farmacêutico e vacinas para animais.

“A melhor forma de prevenção da traqueobronquite é por meio da vacinação anual”, afirma a veterinária Ana Mauricília Anchesky, explicando que o clima seco do inverno favorece o aparecimento da doença.

Segundo Ana Mauricilia, que também é promotora de vendas da Merial/Prevent, a transmissão ocorre facilmente quando há aglomeração de animais, como parques, praças, canis, hotéis, abrigos e lojas de animais. “A tosse e espirros de animais doentes, ou objetos contaminados como bebedouros e comedouros são alguns meios de propagação”, afirma Anchesky.

“Os filhotes sofrem mais com a traqueobronquite e podem chegar a desenvolver pneumonia, se não tratados”, adverte ela, que recomenda algumas dicas para evitar o problema:

1) Mantenha o animal protegido do frio, da umidade, do vento (se necessário, providencie roupas próprias para animais);

2) Evite dar banhos nos dias frios ou então secar o animal utilizando um secador;

3) Evite aglomerações de cães durante o inverno e isole os animais doentes;

4) Leve-o para passear na rua nos horários mais quentes;

5) Se o cão ainda não estiver protegido contra esta doença, vacine-o o mais rápido possível.

No Paraná, os produtos da Merial são colocados no mercado pela Prevent, que distribui produtos veterinários para os melhores Pet shops e profissionais da área do estado.

Voltar ao topo