Um dos suspeitos de ataque a jornal francês foi treinado pela Al-Qaeda

Um dos dois irmãos franceses suspeitos de terem matado 12 pessoas no atentado ao jornal Charile Hebdo, Said Kouachi, de 34 anos, recebeu treinamento militar de uma célula da Al-Qaeda no Iêmen, de acordo com fonte de alto escalão do governo norte-americano.

O treinamento teria ocorrido em 2011 e durado “alguns meses”. Lá, ele teria aprendido a operar armas de pequeno porte e aperfeiçoado sua pontaria. Said teria ido ao Iêmen em um período no qual muitos jovens muçulmanos do Ocidente foram para o país atraídos por Anwar al-Awlaki, clérigo nascido nos EUA, que se tornou figura de destaque nas operações da Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP).

“Nós sabemos que eles foram inspirados pela Al-Qaeda”, disse outro funcionário dos EUA, mas não sabemos a extensão em que estava associados ao grupo”, acrescentou.

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, disse na quinta-feira que Said foi identificado a partir de imagens de vídeo capturadas por moradores durante o ataque. Um cartão de identidade nacional francesa com o seu nome foi encontrado em um carro de fuga abandonado, ele disse. O cartão de identificação levou os investigadores aos arquivos judiciais de seu irmão mais novo, Chérif Kouachi, de 32, outro suspeito. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo