UE vai revelar nomes de quem recebe subsídio agrícola

A Europa vai finalmente abrir sua caixa preta. A partir de 2009, todos os 27 países do bloco serão obrigados a informar quem são as pessoas que recebem os bilionários subsídios agrícolas no continente. Hoje, apenas 16 países revelam quem recebe os subsídios, criados há mais de 40 anos.

A França, maior receptora de ajuda da UE para a agricultura, considera a informação como "confidencial" e "questão de Estado". A decisão promete causar uma saia-justa para muitos. No ano passado, a entidade Oxfam conseguiu confirmações de que a família real britânica estava entre os "fazendeiros" que recebiam subsídios. A própria comissária da UE para a Agricultura, Mariann Fischer Boel, admitiu que a fazenda de seu marido na Dinamarca recebia recursos de Bruxelas.

Em 2006, os subsídios agrícolas na UE somaram 40 bilhões de euros, cerca de 40% de todo o orçamento do bloco. "Isso é dinheiro dos contribuintes. Portanto, é importante que as pessoas saibam onde os recursos são usados", afirmou Mariann Fischer Boel. "A transparência também deve ajudar na gestão dos recursos, reforçando o controle público de como o dinheiro é usado", disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.