UE pede à Turquia e Armênia que normalizem suas relações

A União Europeia (UE) pede que as relações entre a Turquia e a Armênia sejam normalizadas após as declarações do Papa Francisco sobre o assassinato em massa de armênios pelos turcos otomanos há 100 anos.

No domingo, o Papa relembrou os cem anos do massacre chamando-o de “primeiro genocídio do século 20”. A Turquia, que não reconhece até hoje o episódio como genocídio, chamou de volta ao país seu embaixador no Vaticano.

A porta-voz da UE para assuntos externos, Maja Kocijancicv, afirmou nesta segunda-feira que a instituição encoraja os países “a considerar medidas adicionais e significantes que possam pavimentar o caminho para a reconciliação”.

A Turquia e a Armênia assinaram um acordo em 2009 para abrir suas fronteiras e estabelecer relações diplomáticas, mas as medidas ainda não foram implementadas.

O Parlamento Europeu irá relembrar o centenário do massacre na quarta-feira, em Bruxelas. Fonte: Associated Press.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.