Eventos catastróficos no Japão não podem ser descartados nas próximas horas, porque a situação numa central nuclear no país está fora de controle, disse Guenther Oettinger, chefe da comissão de Energia da União Europeia (UE).

continua após a publicidade

“A unidade está efetivamente fora de controle”, disse Oettinger a um comitê do Parlamento Europeu. “Nas próximas horas podem ocorrer mais eventos catastróficos que poderão colocar em risco a vida de pessoas na ilha”. Ele afirmou ainda que as declarações da operadora da unidade afetada e do governo do Japão começam a divergir.

A Agência de Segurança Industrial e Nuclear do Japão informou hoje que a principal prioridade agora é jogar água nos reatores número 3 e 4 da usina Daiichi, em Fukushima, para impedir que o combustível nuclear desses reatores emita radiação. A água dentro dos dois reatores deve estar fervendo, como indica a nuvem branca, provavelmente de vapor, que sai do reator 3, disse a agência.

Se o combustível nuclear irradiado – que tende a ficar cada vez mais quente sem água para resfriar – esquentar muito, pode eventualmente derreter ou emitir radiação para o ar, segundo funcionários da agência.

continua após a publicidade

A Tokyo Electric Power Co. (Tepco), operadora do complexo de Fukushima, estuda a possibilidade de usar um helicóptero para jogar água sobre o reator 3 se as condições forem seguras para a realização destas operações, disse um funcionário. As informações são da Dow Jones.