Ucranianos vão às urnas para escolher novo Parlamento

Os ucranianos vão às urnas eleitorais neste domingo para escolher um novo Parlamento, que deve ser marcado por mudanças nos assentos em comparação ao legislativo associado ao presidente deposto Viktor Yanukovich.

A votação marca um capítulo final do legado de Yanukovich. O ex-líder foi deposto em fevereiro depois de meses de protestos, desencadeados pela decisão de suspender os planos de se aproximar da União Europeia. A decisão de Yanukovich fora tomada em troca de aprofundar as relações comerciais com a Rússia.

Ainda que cerca de 36 milhões de pessoas tenham sido registradas para votar neste domingo, a eleição não será realizada em áreas controladas por rebeldes separatistas pró-Rússia, no leste do país.

O partido do atual presidente, Petro Poroshenko, deve obter a maior parte dos votos, mas não é certo se o grupo será capaz de formar sozinho um governo. Outros partidos que devem ganhar assentos no Parlamento incluem o Frente Popular, do primeiro-ministro Arseniy Yatsenyk, e o Pátria, de Yulia Tymoshenko. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo