Turquia recebe 8 mil refugiados da Síria

Autoridades turcas informaram hoje que cerca de 8.000 sírios pediram refúgio no país nas últimas 24 horas, sendo 71 militares que desertaram. Dentre os membros das tropas de ditador Bashar Assad, estão dois generais.

A Turquia é um dos países que mais recebem refugiados sírios e, desde o início dos confrontos entre as forças do regime e a oposição, pelo menos 120 mil pessoas foram acolhidas pelo país vizinho.

Segundo a agência de notícias Anatolia, dois generais, 11 coronéis, dois tenentes-coronéis, quatro capitães e cinco tenentes cruzaram a fronteira na Província de Hatay.

A localidade divide com Idlib e Aleppo na Síria, duas das regiões mais atingidas pelos confrontos. Esta é a maior deserção de membros do regime nos últimos cinco meses.

A rotina de cidades fronteiriças turcas tem sido afetada pelos confrontos no país vizinho. Escolas da cidade de Ceylanpinar foram fechadas ontem pelo risco de que sejam atingidas por disparos vindos da Síria.

O governo turco também confirmou que os rebeldes tomaram conta do posto de fronteira de Ras al Ayn, mas que os insurgentes continuam a enfrentar forças aliadas ao regime sírio.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), pelo menos 30 mil pessoas morreram desde o início da ofensiva dos rebeldes contra o regime, em março de 2011. No entanto, ativistas informam que mais de 37 mil sírios morreram nos 19 meses do conflito.

Voltar ao topo