Turquia pede ajuda adicional de 3 bilhões de euros para conter fluxo imigratório

A Turquia pediu à União Europeia (UE) nesta segunda-feira uma ajuda adicional de três bilhões de euros até 2018 para ajudar a lidar com a crise de refugiados e prometeu, em troca, aumentar fortemente a sua cooperação para conter o fluxo de imigrantes, disse o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz. Este valor é um extra dos 3 bilhões de euros que a UE já se comprometeu em ajudar a Turquia.

Além disso, a Turquia fez pedidos para facilitar regras de vistos até junho, em vez do prazo ser o final do ano. As autoridades turcas também querem enviar refugiados sírios aos 28 países da UE.

Atualmente, a Turquia conta com cerca de 2,75 milhões de refugiados, muitos vindos do conflito na Síria. “Para evitar que os refugiados cheguem na Grécia temos de cooperar com a Turquia”, disse o

presidente francês, François Hollande.

Durante a cúpula com líderes da UE, a Turquia também relatou suas ambições de aderir a UE. As negociações de uma adesão já se arrastam por 10 anos e Ancara agora busca melhorias das condições de negociação.

Após o pedido da Turquia, a coletiva de imprensa, que estava agendada para hoje depois da reunião, foi cancelada, uma vez que as conversas devem seguir pelo jantar. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo