Turismo pode impulsionar desenvolvimento do Haiti

O Haiti pode capitalizar seus recursos naturais e culturais para que o país volte ao mapa turístico mundial, o que também contribuirá para o seu desenvolvimento.

Essa é a opinião do secretário geral da OMT (Organização Mundial do Turismo), Taleb Rifai, que fez sua primeira visita oficial ao país no final de outubro.

Durante a visita ao país caribenho, Rifai sublinhou em comunicado a importância de a população enxergar os benefícios do turismo e fazer parte da cadeia produtiva do setor.

Segundo dados da OMT, o Haiti se beneficiou do crescimento do turismo mundial no ano passado com um aumento de chegadas de turistas internacionais, após queda de 34% em 2010, como consequência do terremoto que arrasou o país.

Rifai anunciou também realização de uma campanha conjunta com o governo haitiano e a OEA (Organização dos Estados Americanos) para envolver a população no setor.

“É essencial que os haitianos se deem conta de que o turismo é parte da solução e que pode impulsionar o desenvolvimento socioeconômico”, disse Rifai.