O tufão Morakot chegou hoje a Taiwan e deve atingir a China amanhã. Hoje à tarde, já noite de sexta-feira pelo horário local, o Escritório Central de Meteorologia informou que o olho do tufão estava a 40 quilômetros da cidade taiwanesa de Hualien, no leste do país. Os ventos atingiam 145 quilômetros por hora. Segundo o Escritório, o tufão deve chegar à costa leste na manhã de amanhã e seguir para o norte e noroeste, região densamente povoada onde está a capital Taipé.

Em Taiwan, escolas e prédios comerciais fecharam, o trânsito teve distúrbios e milhões de pessoas permaneceram em suas casas. Autoridades cancelaram muitos voos de Taipé para destinos internacionais na Ásia e para destinos domésticos. Também foram suspensas as atividades na ferrovia de alta velocidade da ilha. Morakot é o primeiro tufão a atingir Taiwan neste ano.

A China retirou mais de 20 mil pessoas das áreas costeiras da província de Fujian, por onde o tufão deve passar no sábado. Aproximadamente 34 mil embarcações receberam ordens para voltar aos portos, segundo a imprensa estatal chinesa.