Tropas de Kadafi obtêm vantagem sobre rebeldes

Forças do ditador Muamar Kadafi avançaram ontem sobre os combatentes rebeldes em duas frentes de batalha. No leste da Líbia, os soldados das kataeb – as brigadas de elite do regime – frustraram a tentativa dos insurgentes de tomar Bin Jawad (625 km a leste de Trípoli) e empurraram a linha de frente 10 km a leste. Intensa batalha continuava ontem à noite. Zawiya, 50 km a oeste da capital, ainda é disputada, mas forças do regime parecem ter consolidado o cerco e avançado para o centro da cidade.

Segundo relatos que chegaram a Ras Lanuf, 380 km a oeste de Benghazi – a principal cidade controlada pelos rebeldes -, militares desertores do Exército de Kadafi chegaram com tanques e outras armas para apoiar os combatentes civis e estacionaram em Walid al-Hamar, 10 km a sudeste de Bin Jawad. Deslocando-se pelo deserto, os militares rebeldes teriam feito um movimento de pinça, na sua primeira ação de apoio aos voluntários civis, depois que os desertores ajudaram os jovens manifestantes a expulsar os soldados das forças especiais no seu quartel de Benghazi.

Mas combatentes que participaram ontem da batalha de Bin Jawad disseram ao jornal O Estado de S. Paulo que não viram sinal da presença do Exército. Eles voltaram a Ras Lanuf assustados com a superioridade das brigadas do governo, que disparam foguetes antiaéreos num ângulo de zero grau, contra os combatentes.

O hospital de Ras Lanuf recebeu ontem 28 feridos e vários mortos. Não chegaram corpos inteiros, mas apenas pedaços, como pernas, braços e troncos. Na batalha anterior por Bin Jawad, no domingo, pelo menos 10 pessoas morreram e 78 ficaram feridas.