Tropas bombardeiam bairros de Damasco e matam ao menos 13

As tropas leais ao ditador sírio, Bashar Assad, lançaram hoje uma ofensiva na capital Damasco que deixou ao menos 13 mortos.

Segundo relato dos rebeldes, as tropas utilizaram artilharia pesada nos bairros de Al Qadam e Al Asali.

Os rebeldes disseram ainda que cerca de 40 corpos foram encontrados na periferia de Damasco, vítima dos bombardeios que atingem a cidade nos últimos dias.

A oposição denunciou ainda que o governo realiza uma série de massacres e execuções sumárias em localidades próximas à capital.

As forças leais a Assad continuaram ainda uma ampla ofensiva militar para recuperar pontos estratégicos controlados por rebeldes em Aleppo, no norte do país.

O líder do Exército Livre Sírio, coronel Abdulyabar Akidi, afirmou que os combates ocorrem desde sexta-feira perto do aeroporto.

Desmentido

Hoje, o governo desmentiu rumores de que o vice-presidente de Assad, Farouq Al Chara, teria desertado e fugido para a Jordânia.

“Farouk Al Chara não pensou em nenhum momento em abandonar a pátria para se dirigir a outro lugar”, afirmou uma nota do escritório do vice-presidente divulgada pela emissora de TV estatal.

Durante o conflito que já dura 17 meses, o regime de Assad já sofreu uma série de baixas, entre elas a de seu primeiro-ministro, Riyadh Hijab, há duas semanas.

Segundo o comunicado, Chara tem trabalhado desde o início da revolta para encontrar uma solução política que coloque fim aos violentos combates.

A nota também afirma que o vice-presidente elogiou a indicação do diplomata Lakhdar Brahimi como o novo mediador internacional para a Síria no lugar do ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan.

Hoje, os últimos observadores da ONU se preparavam para deixar a Síria até o fim deste domingo, quando o mandato de quatro meses para supervisionar um plano cessar-fogo termina.

A ONU deve manter no país apenas um escritório de coordenação para um eventual esforço de paz futuro.