O tribunal de Nápoles, na Itália, irá avaliar se absolve ou condena o ex-premier Silvio Berlusconi da acusação de ter subornado um senador a mudar de posição no Parlamento, supostamente para acelerar o desaparecimento de um governo de coligação liderado pelo seu

continua após a publicidade

principal rival político, Romano Prodi. Os promotores concluíram os argumentos nesta quarta-feira e um veredicto deve ser dado ainda hoje.

A acusação alegou que o senador Sergio De Gregorio, de um pequeno partido de centro-esquerda que apoiava Prodi, recebeu 3 milhões de euros entre 2006 e 2008 para alterar sua lealdade política. O magnata da mídia Berlusconi negou a acusação de corrupção.

O caso é referente às eleições legislativas de 2006, vencida pela coligação de esquerda liderada por Romano Prodi. No entanto, Prodi tinha uma apertada maioria no Senado italiano.

continua após a publicidade

Poucos meses depois da votação, Sergio De Gregorio, senador eleito pela coligação de Prodi, mudou para o lado de Silvio Berlusconi.

Gregorio reconheceu que aceitou o dinheiro, o que lhe gerou uma sentença de oito meses.

continua após a publicidade

No entanto, Berlusconi não deve enfrentar uma pena de prisão se for condenado, porque o estatuto de limitações irá prescrever antes de qualquer conclusão. Fonte: Associated Press.