Tremor de 6,1 graus deixa 3 mortos e 22 feridos no Irã

Pelo menos três pessoas morreram e 22 ficaram feridas por causa de um forte terremoto ocorrido nesta quarta-feira (10) no sul do Irã, informou a televisão estatal do país, atribuindo a informação a Yaser Hazbavi, diretor da agência local de defesa civil. O abalo sísmico alcançou 6,1 graus na escala Richter e o epicentro foi detectado a apenas 53 quilômetros da cidade portuária de Bandar Abbas, capital da província de Hormozgan. O tremor foi captado pelo sismógrafos do Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos e durou cerca de 30 segundos.

Hazbavi disse que os danos aparentemente concentraram-se na ilha de Qeshm, situada no Estreito de Ormuz, perto da cidade de Bandar Abbas, que tem 350 mil habitantes e abriga uma importante refinaria de petróleo e a principal base da Marinha do Irã.

Um terremoto na casa dos seis graus na escala Richter é capaz de causar extensos danos, mas isso depende de uma série de fatores, como a profundidade do tremor e a distância entre o epicentro e áreas de grande densidade demográfica. Depois do terremoto, os sismógrafos já registraram pelo menos dez abalos sísmicos secundários. A mais forte dessas réplicas alcançou 4,8 graus na escala Richter. As informações são da Dow Jones.