Transdnístria quer independência e anexação à Rússia

Um líder separatista da Transdnístria quer a independência da região da Moldávia – e eventualmente a anexação do território à Rússia.

Evgheny Shevciuk, presidente da república autoproclamada, disse nesta segunda-feira que “as pessoas da Transdnístria” querem o reconhecimento da região como um estado independente.

“Nosso sonho é sermos bem sucedidos neste plano, independente ou juntamente com a Rússia”, disse Shevciuk. Essa é a declaração mais forte dos separatistas da Transdnístria nos últimos meses. A região já votou em 2006 um referendo unilateral para se juntar à Rússia.

Transdnístria é uma estreita faixa de terra de russos étnicos que faz divisa com a Ucrânia, centenas de quilômetros da Rússia. A região, que se declarou independente da Moldávia em 1990, não é oficialmente reconhecida internacionalmente, mas é apoiada pelo governo de Vladimir Putin, que mantém tropas do exército no local.

O governo da Moldávia, que está buscando a adesão à União Europeia, ainda não comentou a declaração de independência da Transdnístria. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.