Total de mortes por gripe A sobe para 1.154, revela OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou hoje que 338 pessoas morreram de gripe A (H1N1), a gripe suína, na semana passada, elevando para 1.154 o total de mortes desde o aparecimento do vírus, em abril. A maioria das mortes ocorreu nas Américas. Segundo a OMS, o número de casos confirmados em laboratório da doença agora subiu para 162.380. A entidade aponta que o número é provavelmente baixo, pois vários países com muitos casos não fazem testes em todos os pacientes suspeitos.

A porta-voz da OMS Fadela Chaib disse que “ninguém sabe” quantas pessoas estão infectadas, em 168 países e territórios com casos. Também nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Saúde Pública da Holanda informou sobre a morte de um jovem de 17 anos. Foi o primeiro caso de vítima fatal da doença no país. O jovem estava sofrendo de outra doença “muito séria” quando contraiu o vírus A (H1N1). O instituto disse que não serão fornecidas mais informações sobre o caso. O Vietnã também relatou hoje a primeira morte relacionada à doença, de uma mulher de 29 anos. A mulher vivia na província costeira de Khanh Hoa, no sul do país, segundo um porta-voz da secretaria de saúde provincial.

A farmacêutica GlaxoSmithKline informou que mais nove países encomendaram 96 milhões de doses de vacina para a gripe A H1N1 desde o mês passado. Já foram encomendadas para a empresa um total de 291 milhões de doses. Em comunicado a Glaxo afirmou que os primeiros lotes de vacina deve estar disponíveis no início de setembro. A empresa ressaltou, porém, que isso depende de quão bem o vírus usado para a produção da vacina se desenvolverá.

No mês passado, a OMS afirmou que os vírus usados para a produção de vacinas não estavam produzindo quantidades suficientes de um ingrediente fundamental para o produto. A Grã-Bretanha várias vezes afirmou que começará a vacinar sua população ainda neste mês. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Voltar ao topo