Tiroteio entre mulheres mafiosas rivais mata três em Nápoles

A edição do jornal italiano ?Corriere della Sera? traz uma notícia inédita: troca de tiros entre mulheres mafiosas da Camorra, grupo criminoso napolitano.

O tiroteio, ocorrido na noite de segunda-feira, em Lauro, região de Avellino, a leste de Nápoles, matou duas mulheres de meia-idade e uma adolescente de 16 anos, enquanto cinco pesoas ficaram feridas.

O ódio entre as duas famílias já persiste há mais de sessenta anos.

Em sua análise editorial, o jornal comenta que “as coisas estão obviamente mudando mesmo nesses grupos”.

O incidente começou quando um carro lotado de mulheres da família Cava cruzou na estrada com um outro, onde estava o antigo chefão da Camorra, Salvatore Graziano, acompanhado de suas netas e a mãe.

Uma antiga tradição da Máfia protegia as mulheres e membros ?civis? das famílias mafiosas. Para essa proteção ser válida, fica-se proibido o envolvimento de esposas, mães e filhas nos ?negócios?. A conhecida máfia siciliana, Cosa Nostra, ainda procura manter essa proibição.

Mas as prisões em massa dos chefões e ?soldados? da máfia pela polícia italiana está levando as mulheres a assumir os postos antes reservados a seus maridos, pais e irmãos, especialmente entre as famílias da Camorra.

Ontem, a polícia prendeu oito pessoas suspeitas do envolvimento no tiroteio de domingo passado.(ANSA)

Voltar ao topo