Terremotos matam pelo menos 80 pessoas no Irã

Ao menos 80 pessoas morreram e 400 ficaram feridas em dois fortes terremotos que atingiram a região de Tabriz, no noroeste do Irã, declarou uma autoridade iraniana à TV estatal.

“Há 30 mortos em Ahar, 40 mortos em Varzeghan e dez mortos em Haris e, no total, 400 feridos”, disse Khalil Saie, chefe do Centro de Catástrofes Naturais do Azerbaidjão Oriental, acrescentando que “60 aldeias ficaram entre 60 e 80% destruídas e quatro ficaram 100%”. “Pedimos às pessoas que não entrem em pânico. As ajudas estão chegando e as equipes de socorro já estão no local”, prosseguiu.

Pouco antes, Gholamreza Massoumi, chefe dos serviços de emergência do país, havia anunciado entre 40 e 50 mortos. Dois terremotos de magnitude de 6,2 e 6, com epicentro a 60 km de Tabriz e a cerca de 10 km de profundidade, atingiram a região às 16h53 (09h23 de Brasília) e às 17h04 (09H34).

As cidades de Tabriz, Ardébil, Ahar, Varzeghan, Mehraban e Heris, assim como várias aldeias foram atingidas pelos dois terremotos e pelas réplicas que se seguiram.

O Irã está localizado sobre grandes falhas sísmicas e já foi atingido por vários sismos devastadores. O maior terremoto dos últimos anos ocorreu na cidade de Bam, no sul do país, em dezembro de 2003, e causou a morte de 31 mil pessoas.

Energia

Um porta-voz dos bombeiros de Tabriz afirmou à agência Isna que “a energia elétrica foi cortada na maior parte dos bairros da cidade (…) e que há um engarrafamento monstruoso”.

As agências Mehr e Fars indicaram que as comunicações telefônicas fixas e móveis tinham sido cortadas pelo sismo, complicando a busca por informações sobre esse terremoto.

Segundo as duas agências, moradores de Tabriz, aterrorizados, saíram às ruas para fugir de suas casas, que tremiam. O Instituto de Estudos Geológicos americano, que monitora os terremotos em todo o mundo, confirmou os tremores de terra.

Voltar ao topo