Terremoto deixa ao menos 15 mortos na Indonésia

Um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu cidades e abalou prédios na principal ilha da Indonésia, Java. De acordo com a imprensa local, pelo menos 15 pessoas morreram. O Centro de Pesquisa Geológica norte-americano (USGS, na sigla em inglês) informou que o epicentro do tremor foi localizado a 193 quilômetros a sul-sudeste de Jacarta, 115 quilômetros distante de Tasikmalaya, a uma profundidade de 49 quilômetros no Oceano Índico. Um alerta de tsunami foi emitido após o terremoto, posteriormente retirado.

Centenas de pessoas deixaram os edifícios em Jacarta por causa do terremoto. “Quinze pessoas foram mortas. A maioria delas estava presa sob suas casas”, afirmou um porta-voz da agência de gerenciamento de desastres, segundo a agência France Presse. Funcionários do setor de emergência ainda não puderam ser contatados para confirmar o número de vítimas.

Citando um funcionário do Ministério da Saúde, a CNN informou sobre pelo menos 18 feridos em Jacarta. O tremor destruiu dezenas edifícios na cidade de Tasikmalaya, a oeste de ilha, mas causou apenas danos leves em outras áreas, segundo os relatos disponíveis até o momento. O USGS inicialmente afirmou que o tremor atingiu a magnitude de 7,4 graus na escala Richter, mas depois corrigiu o número para 7,0.

Uma testemunha no 14º andar de um prédio de escritórios no centro de Jacarta afirmou que o local tremeu durante vários minutos. Algumas pessoas fugiram para a rua. Outras relataram que as conexões de internet aparentemente não foram afetadas, mas houve congestionamento em celulares, nos minutos seguintes ao tremor.

O tsunami de 2004 na Ásia foi fruto de um terremoto de magnitude 9,2. Na ocasião, 200 mil pessoas morreram, a maioria na província de Aceh, na Indonésia. Em 2006, um tremor de magnitude 7,7 na costa sul de Java também causou um tsunami. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo