Terremoto de 7,5 graus mata quatro pessoas na Indonésia

Um terremoto de 7,5 graus na escala Richter sacudiu o leste da Indonésia nas primeiras horas desta segunda-feira (17), provocando a morte de pelo menos quatro pessoas. O abalo sísmico atingiu a costa da ilha de Sulawesi, danificou centenas de imóveis e fez soar brevemente um alerta de tsunami na região, informaram autoridades locais depois de inspecionarem os danos. Milhares de pessoas saíram em pânico de casas, hotéis e até mesmo de hospitais.

O Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos informou que o epicentro do tremor foi detectado a 135 quilômetros de Gorantalo, a cidade mais próxima, e a 16 quilômetros de profundidade no leito submarino. Duas fortes réplicas ocorreram na seqüência, uma atingindo 5,5 graus na escala Richter e a outra, 5,1.

O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico inicialmente advertiu para a possibilidade de um tsunami devastador nas áreas litorâneas situadas num raio de mil quilômetros do epicentro do terremoto. Assustados, muitos moradores de Sulawesi recusaram-se a voltar para suas casas bem depois da retirada do alerta e preferiram dormir ao relento.