Tensão no Bahrein está em estágio perigoso, diz ministro

A situação no Bahrein está em um “estágio muito perigoso”, disse hoje o ministro das Relações Exteriores do país, xeque Khaled bin Ahmad Al-Khalifa, em entrevista ao canal turco NTV. “O que está ocorrendo agora no Bahrein é um estágio muito perigoso. Há estabilidade, mas estamos absolutamente com medo de divisão entre as comunidades religiosas”.

Al-Khalifa disse que a Turquia e o Bahrein deveriam ter uma política comum sobre a divisão entre comunidades religiosas e o mundo islâmico. O chanceler do Bahrein visitou a Turquia para tratar da instabilidade em seu próprio país. “Nós deveríamos discutir com nossos aliados turcos sobre uma posição comum para essas divisões e conflitos entre comunidades religiosas”, avaliou.

O Bahrein é controlado pela família real sunita Al-Khalifa, mas tem sofrido com protestos liderados pela maioria xiita. “Em toda a região, nós deveríamos ter um acordo estratégico sobre como proceder nesse processo de transformação”, notou o ministro, referindo-se aos levantes no mundo árabe.

No mês passado, o príncipe Salman ofereceu o início de um diálogo sobre temas que instigaram os protestos que duram um mês no centro da capital do Bahrein, Manama. Mas a oposição liderada pelos xiitas diz que se recusa a ser coagida a dialogar, exigindo um ambiente “correto” para negociações a fim de se resolver os conflitos políticos. As informações são da Dow Jones.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.